quinta-feira, novembro 30, 2006

Visita virtual ao Museu de Física

O Museu Virtual é composto de um conjunto de filmes de realidade virtual que permitem aos visitantes conhecer os espaços onde o Museu de Física se encontra instalado assim como manipular virtualmente alguns dos objectos pertencentes ao espólio do Museu.

Passeio virtual (Excelente)


segunda-feira, novembro 27, 2006

O Museu Pombalino de Física da FCTUC

O Museu de Física encontra-se instalado no largo Marquês de Pombal, num edifício pombalino, conhecido como Colégio de Jesus. Este Museu possui uma colecção valiosa de instrumentos científicos e didácticos de Física dos séculos XVIII e XIX. O espólio do Museu é exclusivamente constituído por instrumentos utilizados no Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra desde a sua origem em 1772.

Mais informação em Museu.

domingo, novembro 26, 2006

Coimbra em 1979

Fotos que Olle de Estocolmo (Suécia) tirou em 1979 em Coimbra. Sem palavras... (click na imagem para ver)

sábado, novembro 25, 2006

Petição pelo Serviço Ecovia para todos

To: Residentes na região de Coimbra e utilizadores do serviço Ecovia em Coimbra

O serviço Ecovia em Coimbra nasceu em 1997 como serviço pioneiro e está definido como um sistema integrado de estacionamento de veículos ligeiros, em Parques devidamente identificados e de transporte dos seus ocupantes para o Centro da Cidade, que inclui viagens de ida e volta.

Em 2002, o Sr. Presidente informa que "a Ecovia é uma boa iniciativa mas mal pensada e mal executada. Para atingir os seus objectivos terão de ser feitas várias alterações, com um estudo exaustivo sobre quem é o utilizador das carreiras daquele transporte.".

Ou seja, em 1997 nasce como serviço pioneiro, em 2002 constata-se que existem problemas e em 2007 face ao acumulado de prejuízos encerra-se... E o que foi feito no entretanto?

De modo a que, antes de se encerrar a Ecovia, seja feito o estudo exaustivo a que o Sr. Presidente se referia em 2002, solicita-se que assine esta petição.

Bem hajam!

A nossa Coimbra

quinta-feira, novembro 23, 2006

Concerto do André Sardet: Amanhã

É já amanhã, o concerto do André Sardet no TAGV em Coimbra. Haverá, como prometido, um kazu a quem assistir ao espectáculo?

À procura do estudo exaustivo...

Sr. Presidente, o que é feito do estudo exaustivo que em 2002 disse que era necessário realizar sobre os utilizadores do serviço da Ecovia em Coimbra?

Este estudo, existe ou ainda está em curso?

terça-feira, novembro 21, 2006

As actas da Ecovia de Coimbra

Acta da Reunião Ordinária da CMC - 26/08/2002:

"(...) O Sr. Presidente informou que a Ecovia é uma boa iniciativa mas mal pensada e mal executada. Para atingir os seus objectivos terão de ser feitas várias alterações, com um estudo exaustivo sobre quem é o utilizador das carreiras daquele transporte. Também o traçado necessita de ser alterado o projecto carece de maior flexibilização, para que a Ecovia possa ser utilizada não só para quem deixe o carro no parque de estacionamento mas também por outros cidadãos envolvidos na utilização diária daquele transporte. O objectivo principal da Ecovia é substituir o automóvel por um lado e por outro permitir a que as pessoas que deixam o automóvel tenham um transporte alternativo em que possam confiar, e tudo isto são questões que estão a ser devidamente equacionadas pelo Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos. (...)”

Deliberação n.º 2181/2006 (06/11/2006):

"(...)Aprovar a proposta apresentada pelo Sr. Presidente na reunião de 23/10/2006, com as respectivas alterações e que a seguir se transcreve:

“Tenho vindo a acompanhar com a maior preocupação os resultados do serviço ECOVIA, fazendo-me eco das preocupações da cidade que compreende mal a fraquíssima adesão por parte dos nosso concidadãos a tal serviço. Do mesmo modo, tenho vindo a constatar como é cada vez mais difícil manter o equilíbrio da exploração de um serviço público de transportes urbanos que não beneficie da sorte que em Lisboa e Porto lhe é concedida de ser realizado por empresas públicas e de ver cobertos os défices com subvenções do Estado. Uma e outra questão exigem uma redobrada atenção."(...)"


Ora bem, a Ecovia surge como serviço pioneiro em 1997, em 2002 pela acta acima constata-se que existem problemas e agora em 2006 encerra-se.

Pergunta: Que andaram a fazer estes senhores durante cerca de 10 anos?

O serviço da Ecovia

O servico Ecovia em Coimbra é composto por um sistema integrado de estacionamento de veículos ligeiros, em Parques devidamente identificados e de transporte dos seus ocupantes para o Centro da Cidade, que inclui viagens de ida e volta.


segunda-feira, novembro 20, 2006

Fórum Coimbra


Três pisos comerciais e cinco de estacionamento (perto de 68 mil metros quadrados, 2250 lugares), comporta 146 lojas e seis salas de cinema (1500 lugares).

domingo, novembro 19, 2006

E os blocos de cimento saíram!

Afinal foi poupado à população dos Fornos em Coimbra o trabalho de retirar os blocos de cimento. A Direcção de Estradas de Portugal chegou-se à frente e, pelo menos no imediato, tirou os blocos de cimento que davam forma e mediatismo à barragem dos Fornos.

Quando se tem razão, vale sempre a pena protestar!!!

sexta-feira, novembro 17, 2006

HUC e os dias do não fumador

Dia nacional do não fumador - 17 de Novembro
Dia mundial do não fumador - 31 de Maio

Não percebo a razão porque inventámos um dia nacional do não fumador se já havia um dia mundial do não fumador... Calculo que também teríamos de ter um!

Para além disto, uma coisa é certa, ninguém é obrigado a respirar o fumo que os outros teimam em produzir. Na empresa onde trabalho (num edifício de 8 andares) já há cerca de 2 anos que não se fuma dentro do edifício. Quem quiser fumar tem de sair do edifício. Sim, para quem fuma, torna-se num desconforto mas não se compara com o conforto ganho dentro do edifício pelos restantes.

Relativamente aos HUC, como instituição de referência no país, tem de dar o exemplo. Espero que dentro dos edifícios dos HUC não se fume, pelo menos, é o que é suposto acontecer no âmbito do projecto “HUC sem Tabaco”. Será que se confirma?

quinta-feira, novembro 16, 2006

Incoerências que não se compreendem

Pois é, quando falamos em números não pode haver duas verdades... Então se o Estádio Cidade de Coimbra tem como capacidade 30.000 lugares, como puderam ontem à noite 30.075 espectadores estarem presentes no mesmo estádio? De facto, a diferença nem é assim tão grande, mas a questão aqui nem é essa. A questão principal é, como se pode dar um valor e nem se tem atenção a capacidade do estádio? Das duas uma: ou o estádio tem mais uns lugares, ou então tivemos espectadores ontem às cavalitas uns dos outros!?

Para esclarecer a incoerência, deixo então aqui a pergunta ao arquitecto do estádio:

Sr. Arquitecto António Monteiro, quantos lugares tem afinal o Estádio Cidade de Coimbra?

quarta-feira, novembro 15, 2006

30.075 em Coimbra

Hoje no Portugal-Cazaquistão foi batido o record de espectadores que se fixava em 28.314 aquando do Euro2004 no jogo entre Inglaterra e Suiça no Estádio Cidade de Coimbra. São cerca de 30.075 lugares ocupados para ver este jogo de Portugal. É muito fã junto!!!


terça-feira, novembro 14, 2006

Parque verde do Mondego

Segue uma foto do espaço dos bares no Parque verde do Mondego em Coimbra.



segunda-feira, novembro 13, 2006

A imitação das "Docas" de Coimbra

Não percebo porque se vulgarizou em "Docas" de Coimbra o espaço revitalizado pelo programa Polis em Coimbra. Para quê cair numa comparação ingénua com as "Docas" em Lisboa? Nesta sim, os barcos encontram-se atracados. Em Coimbra, nunca vi nenhum barco atracado naquele local, nem mesmo o Basófias.

Tanto de dia como de noite o espaço em si é bastante agradável. Contudo, penso que os preços ali praticados não estão minimamente adequados à realidade da população de Coimbra. Numa visita à noite a um bar naquele espaço constatei:

1. Decibéis a mais, pelo que pergunto que entidade terá dado a aprovação?
2. Preços elevadíssimos a partir das 22h. Para além de se ter de aferir a legalidade desta prática, não percebo como se paga um café por 1,5 euros!
3. Como não recebi talão acerca dos consumos (é verdade que também não o pedi), pergunto-me também se os consumos serão registados...

Coimbra é única, não precisa de sobreviver à sombra de imitações, até porque as "Docas" em Lisboa também são conhecidas pelo mau cheiro ali existente...

sexta-feira, novembro 10, 2006

Pressionar o governo

Se as medidas não aparecem, a única alternativa passa por lembrar ao governo que cá estamos. Nem que para isso seja necessário juntar uns quantos e abrir a barragem assegurada pelo blocos de cimento na IC2 em Coimbra!

E como o prazo está a acabar, lá estará a população este sábado a dizer que está atenta, até porque só quem passa pela situação é que realmente sente... Como tudo teria sido diferente, se houvesse um membro do governo com casa naquele lugar!

quarta-feira, novembro 08, 2006

Alguém tem o relatório sobre as cheias?

Continuo à procura do "Relatório sobre as Cheias na Bacia de Fornos" de 2002. Passado uma semana não obtive nenhuma resposta da Câmara Municipal de Coimbra... Alguém teve acesso a ele? Se o tiverem enviem para anossacoimbra@gmail.com. Gostava de o ler!

Ficam mais uma vez, as fotos que não se esquecem:



terça-feira, novembro 07, 2006

Quem tira os blocos de cimento?

Próximo sábado a população de Torre de Vilela em Coimbra vai retirar os blocos de cimento. Ou talvez não, se a Estradas de Portugal se antecipar. Como sempre, cá estaremos mais uma vez para assistir ao desfecho, e a dúvida persiste: quem se vai chegar à frente?

segunda-feira, novembro 06, 2006

Colete salva-vidas para as próximas cheias

Em frente à Câmara Municipal de Coimbra, num cartaz do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA) lia-se "Peça aqui o seu colete salva-vidas para as próximas cheias!". Talvez tenham razão e seja melhor prevenir que remediar!


Foto: Tiago Lino

domingo, novembro 05, 2006

Cheias em Coimbra: problemas estruturais?

Em 2002 assistimos ao mesmo "espectáculo" das cheias do qual resultou um relatório ao qual foi chamado "Relatório sobre as Cheias na Bacia de Fornos". Esperava encontrar este relatório disponibilizado na internet, mas foi em vão a pesquisa (se alguém conseguir envie pf!)

Curioso estou por ler o tal relatório de 2002 para avaliar o que foi feito para evitar esta conhecida situação. A pergunta que faço, é se foi feito alguma coisa? Pelos comentários na imprensa as recomendações foram seguidas, contudo, refere-se que a situação a que se chegou tem origem em problemas estruturais. Se são problemas estruturais também eles deverão constar do relatório.

Ora, não basta dizer que são problemas estruturais passados 4 anos. De uma vez por todas, é preciso claramente identificar o que está mal nas cheias em Coimbra porque, depois dos problemas acontecerem, tudo se torna complicado pela situação que temos de passar, como tudo se torna fácil no apontar das razões. Sejamos transparentes!!! Ou então daqui a mais 4 anos, estaremos a falar sobre o mesmo...


André Sardet no TAGV

Habituado a ver-te a cantares e tocares na sala da associação de estudantes da Brotero em Coimbra, é com muito carinho que tenho assistido nos últimos 10 anos à evolução de um dos orgulhos da nossa cidade. O nosso obrigado e cá estaremos para te acompanhar nos próximos anos...

Não esquecer que o André Sardet vem tocar já no dia 24 de Novembro no TAGV em Coimbra. Relembro que ele prometeu oferecer um kazu a quem assistisse ao concerto!

Aqui fica a letra de "Quando eu te falei de amor" do último album Acústico.

"Quando os meus olhos te tocaram
Eu senti que encontrara
A outra metade de mim
Tive medo de acordar
Como se vivesse um sonho
Que não pensei realizar
E a força do desejo
Faz-me chegar perto de ti

Quando eu te falei em amor
Tu sorriste para mim
E o mundo ficou bem melhor
Quando eu te falei em amor
Nós sentimos os dois
Que o amanhã vem depois
E não no fim

Estas linhas que hoje escrevo
São do livro da memória
Do que eu sinto por ti
E tudo o que tu me dás
É parte da história
Que eu ainda não vivi
E a força do desejo
Faz-me chegar perto de ti

Quando eu te falei em amor
Tu sorriste para mim
E o mundo ficou bem melhor
Quando eu te falei em amor
Nós sentimos os dois
Que o amanhã vem depois
E não no fim"



quarta-feira, novembro 01, 2006

A nossa Coimbra...

Mensagem de boas vindas:

É com muito agrado que damos as boas vindas a participar neste nosso espaço que também será seu. Pode colaborar no blog através do envio de fotos ou outra informação que queira partilhar, debater no fórum os temas relevantes da cidade de Coimbra e situar no mapa a localização de todos os que gostam de Coimbra.

Bem hajam!

A nossa Coimbra.


Blog: anossacoimbra.blogspot.com

Fórum: anossacoimbra@googlegroups.com

Email: anossacoimbra@gmail.com

Mapa: http://www.frappr.com/coimbra